e-CPF: o que é? Para que serve esse Certificado Digital?

e-cpf

A popularização da internet e o avanço tecnológico mudaram a maneira como diversas atividades cotidianas são realizadas por homens e mulheres.

Soluções digitais são cada vez mais utilizadas para comunicar-se, pesquisar por informações, comprar produtos e até assinar documentos, contextos em que ganham relevância Certificados Digitais como o e-CPF.

Afinal, para pessoas que gostam de usufruir da praticidade proporcionada pela modernidade e pelas tecnologias atuais, essa solução é uma grande aliada porque facilita diversas atividades cotidianas, como a aquisição de bens, assinatura de documentos e até demandas profissionais.

e-cpf

Em muitas situações, para que essas atividades sejam realizadas, é preciso esperar por atendimento em longas filas, lidar com processos burocráticos e tolerar o trânsito de uma cidade grande, gerando não apenas custos de tempo e dinheiro, mas estresse, o que pode diminuir o nível de qualidade de vida.

Felizmente, existem soluções modernas melhores, mais rápidas, econômicas e práticas que ajudam a evitar essas situações ao viabilizarem a realização de diversas atividades pela internet, a qualquer hora e lugar.

Este artigo comenta sobre essa realidade. Ao longo das próximas linhas, o texto esclarece o que é o e-CPF, para que serve a solução e apresenta algumas vantagens do uso desse Certificado Digital.

O que é o e-CPF?

O e-CPF é um Certificado Digital que, como o nome sugere, é uma versão digital do conhecido CPF (Cadastro de Pessoa Física), mas que comprova a identidade de homens e mulheres em ambientes virtuais.

A solução confere validade jurídica a documentos assinados eletronicamente, ao envio de dados, como na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física para a Receita Federal, e permite realizar diversos procedimentos à distância, pela internet.

e-cpf

O e-CPF apresenta-se na forma de um arquivo criptografado com dados do proprietário, que pode ser instalado em diferentes dispositivos e cujo preço e validade variam conforme o seu tipo:

A1: o Certificado Digital é instalado, como um software, em apenas um dispositivo e tem validade de 1 ano. É indicado para quem usa apenas um computador, laptop, tablet ou smartphone para realizar transações; e

A3: o e-CPF é armazenado em um token (dispositivo que se assemelha a um pen drive) ou em um cartão com chip, lido por um leitor específico e tem validade de 1 a 3 anos. Essa é a opção ideal para quem precisa de mais mobilidade ou quem usa mais de um dispositivo.

Para emitir o e-CPF, a pessoa precisa ter um CPF ativo na Receita Federal e entrar em contato com uma Autoridade Certificadora, preencher os dados solicitados e apresentar alguns documentos.

Após a instalação do Certificado Digital, é possível utilizá-lo para enviar dados pessoais pela internet com maior nível de segurança, agilidade, praticidade, economia e sustentabilidade e garantir a integridade e autenticidade de documentos.

Para que serve o e-CPF?

O e-CPF serve para realizar diversas atividades. Um dos seus usos mais comuns consiste na assinatura de documentos, como contratos, atas, recibos e procurações, com validade jurídica garantida por lei, e na autenticação em sistemas.

A solução permite, por exemplo, acessar diversos serviços da Receita Federal pela internet. É possível declarar o imposto de renda, verificar a situação fiscal e participar de leilões.

O uso de um Certificado Digital no portal concede uma conta gov.br de nível ouro, de máximo grau de confiabilidade, o que permite acessar diversos outros serviços, como a habilidade de acessar a declaração pré-preenchida.

e-cpf

O proprietário de um e-CPF ainda pode acessar outros sistemas e serviços públicos. É possível, por exemplo, obter a Carteira Nacional de Habilitação digital, acessar o eSocial e resgatar notas fiscais.

A emissão de Certificados Digitais é feita por Autoridades Certificadoras e é muito simples. A solicitação pode ser feita online e a apresentação de documentos pode ser realizada em um dos mais de 120 pontos de atendimento da CardsInova ou mesmo em domicílio.

O e-CPF, em suma, é um Certificado Digital que pode ser instalado em um computador, laptop, tablet ou smartphone e que, por meio da tecnologia de criptografia de dados, garante a autoria e integridade de assinaturas eletrônicas em documentos e o acesso a diversos sistemas e serviços públicos. Assim, permite realizar diversas demandas com mais praticidade, economia e segurança pela internet.

Empreendedores de todos os nichos de negócio que desejam modernizar as suas empresas e usufruir dos diversos benefícios associados à transformação digital devem considerar emitir o e-CNPJ. Afinal, além de promover economia de tempo e dinheiro, segurança, praticidade e agilidade a diversos processos gerenciais, o Certificado Digital favorece a vantagem competitiva e o sucesso dos negócios naturalmente.

e-CPF da Cards Inova

A nossa equipe comercial está à disposição para dirimir eventuais dúvidas sobre o e-CPF e outras soluções da CardsInova.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

índice