Tendências para o mercado de contabilidade em 2022

Tendências para o mercado de contabilidade em 2022

Os últimos dias do ano chegaram e este é o momento de se atentar e ajustar o planejamento de seu negócio para 2022 de forma que possa aproveitar as melhores oportunidades que possam surgir, além de otimizar processos para garantir um ano de qualidade e sucesso.

Para te auxiliar, separamos as 5 principais tendências da contabilidade para 2022. Confira:

1 – Necessidade de adaptação
Com as diversas e constantes mudanças, principalmente na legislação, a contabilidade surge com a necessidade de ser cada dia mais adaptável, tanto para atender as necessidades do mercado e do cliente, quanto para a captação e compreensão de potenciais novos clientes.

Empresas enquadradas como MEI, por exemplo, estão surgindo em grande número e estar atento a essa mudança, pode ser um caminho inteligente para o fechamento de novos negócios.

2 – Automação de processos e integração com sistemas
Este ponto é algo que vem crescendo e ganhando força não somente no mercado contábil, mas sim em diversas áreas da empresa.

Com a facilidade do cruzamento de dados oferecido pela integração com sistemas e a produtividade da automação de processos frequentes do dia a dia, a rotina contábil passa a ser mais eficiente e ágil, economizando o tempo do profissional para que o mesmo possa focar em outros pontos importantes.

3 – Crescimento do PIX
Desde a chegada da possibilidade de pagamento via PIX, realizar transações financeiras nunca foi tão rápido e prático. Em 2022, a tendência é que as empresas passem a utilizar ainda mais esse recurso, implementando agilidade na rotina financeira dos negócios.

4 – Escrituração digital
Sem a necessidade de preenchimento manual de inúmeros documentos, a utilização da assinatura eletrônica vem crescendo fortemente no mercado, trazendo validação jurídica para os documentos, além de agilidade no envio de informações trabalhistas, tributárias e legais.

5 – O uso da tecnologia
Cresce a necessidade da implantação de tecnologia nos processos contábeis e a adaptação do profissional quanto aos recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

Duas das principais tecnologias que vem crescendo e serão ainda mais utilizadas pelas empresas em 2022 é o cloud computing, ou seja, os dados e documentos passam a ser armazenados na nuvem, facilitando o acesso pelos contadores e gerando segurança dos dados e, outro ponto importante, a utilização indispensável do certificado digital, facilitando os processos contábeis.

Seu escritório contábil já está preparado para um novo ano e atento às tendências do mercado? A Cardsinova possui uma equipe especializada que pode te auxiliar neste importante momento, além de oferecer a facilidade e diversas possibilidades de Certificado Digital e Assinatura Eletrônica. Esteja preparado!

Continue lendo: