Qual é a diferença entre missão, visão e valores?

Qual é a diferença entre missão, visão e valores?

Quando um empreendedor decide abrir uma empresa é preciso que ele tenha em mente uma visão geral de todos os passos que se fazem necessários antes de mais nada. Para ajudá-lo nesta empreitada o contador tem um papel importantíssimo, pois participa dos trabalhos desde a fase de criação do plano de negócios, contribui para o amadurecimento do conceito, indica atividades ideais para incluir no CNPJ, além de elaborar um planejamento tributário mais econômico.

Esta relação entre empreendedor e contador deve ser vista como uma parceria, já que ambos têm o objetivo de adotar as melhores estratégias para o novo negócio com a finalidade de alcançar resultados mais eficazes. Dentro dessa premissa, o contador que está atento às necessidades de seus clientes e busca sempre agregar valor ao seu negócio precisa oferecer algo mais e ajudar a criar o conceito de missão, visão e valores, que pode ser um grande diferencial.

Cada declaração pode fazer parte do processo de planejamento estratégico, mas tem um objetivo diferente. Essas declarações podem ser escritas para organizações ou para departamentos individuais.

A missão é uma explicação concisa da razão de existência da organização e descreve seu propósito e sua intenção geral.

A missão apoia a visão e serve para comunicar o propósito e a direção aos colaboradores, clientes, fornecedores e outras partes interessadas. 

• Qual é o propósito da nossa organização?

• Por que nossa organização existe?

Exemplos de missões inspiradoras

Algumas missões podem ser muito inspiradoras e servir de exemplo para a construção da sua missão, mas é muito importante lembrar que cada missão é única e deve ser o espelho do propósito da sua organização. Conheça alguns exemplos e se inspire no momento da construção da sua missão.

1. Google

A missão da Google é “Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

2.Microsoft

“Na Microsoft, a nossa função é ajudar as pessoas e empresas em todo o mundo a concretizarem todo o seu potencial. Esta é a nossa missão. Tudo o que fazemos reflete-se nesta missão e nos valores que a tornam possível.”

3.McDonald’s

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”.

4.Avon

“Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto-realização das mulheres no mundo todo”.

5.Fiat

“Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”

A visão olha para a frente e cria uma imagem mental do estado ideal que a organização deseja alcançar. É inspirador e aspiracional e deve desafiar os colaboradores. As perguntas a serem consideradas ao redigir a visão podem incluir:

• Que problema procuramos resolver?

• Para onde vamos?

• Se alcançássemos todos os objetivos estratégicos, como seríamos daqui a 10 anos?

Alguns exemplos:

1.Apple

“Mudar o mundo através da tecnologia”.

2. Cacau Show

“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”.

3. Nike

“Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.

4. Samsung

“Manter a 1ª posição no mundo na mesma linha de negócios”.

5. Nubank

“Resolver a vida financeira das pessoas com transparência, segurança e simplicidade”.

Os valores listam os princípios básicos que orientam e direcionam a organização e sua cultura. Em uma organização orientada por valores, estes devem criar uma bússola moral para a organização e seus funcionários. Ele orienta a tomada de decisões e estabelece um padrão pelo qual as ações podem ser avaliadas. Esses valores centrais são uma estrutura internalizada que é compartilhada e posta em prática pela liderança. Ao redigir declarações de valores, as questões a serem consideradas podem incluir:

• Quais valores são exclusivos de nossa organização?

• Que valores devem nortear a atuação de nossa empresa?

• Que conduta nossos funcionários devem adotar?

Os valores, ele descreve os procedimentos em vigor para garantir que os valores da organização sejam mantidos. As perguntas a serem consideradas ao criar códigos de ética podem incluir:

• Quais são os problemas éticos comuns em nossa organização?

• O que alguém deve fazer se vir uma violação de nossos valores?

A administração não pode criar uma nova declaração de valores ou código de ética e esperar mudanças imediatas. Para que uma organização tenha uma declaração de valores eficaz, ela deve adotar integralmente seus valores e sua ética em todos os níveis da empresa e usá-los diariamente para orientar suas atitudes, ações e tomadas de decisão.

Sobre a Cardsinova

A Cardsinova é uma rede própria para a venda e validação de certificados digitais com tecnologia da AC Valid, emitente dos certificados digitais ICP-Brasil e credenciada pelo ITI.  

Com matriz e uma unidade em Americana/SP, a Cardsinova conta com mais de 140 pontos de atendimento, distribuídos nos estados de SP, PA, GO, MG, BA, SC, MT, PE, RS, CE, AM e RJ. Para dar maior segurança aos seus clientes, a empresa conta com desenvolvimento e capacitação continua de seus agentes, em cada um dos seus pontos de validação. O projeto de expansão da empresa prevê que, até o segundo semestre de 2021, sejam mais 235 unidades de atendimento em todo o Brasil. 

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