Novas aplicações do certificado digital para o contador

Novas aplicações do certificado digital para o contador

Com a aceleração e crescimento do meio digital, o qual é marcado por grandes avanços tecnológicos e inovações nos mais diversos setores, o certificado digital passou a ser cada dia mais indispensável e procurado no mercado.

A assinatura eletrônica, por exemplo, no último semestre, obteve um crescimento de cerca de 45%, sendo cada dia mais utilizada para operações no âmbito comercial.

Mas como isso influencia no dia a dia dos contadores e como eles podem utilizar do certificado digital para as operações de seus clientes?

Sendo de grande auxílio, reduzindo a burocracia e tornando as operações mais seguras, tanto para o contador quanto para os clientes, o certificado digital tem proporcionado inúmeros benefícios. Confira abaixo algumas das principais aplicações para o mercado contábil:

1 – Possibilidade de realizar as operações de forma digital;
2 – Disponibilização de sistemas de escrituração digital para facilitar a conformidade com obrigações tributárias, como por exemplo a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física;
3 – Facilidade para o envio de documentos digitais com assinaturas com validade jurídica;
4 – Emissão de declarações e NF-e;
5 – Acesso a portais governamentais e a softwares de envio de informações fiscais e trabalhistas, como por exemplo: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o E-CAC e o SISCOMEX. 

E como escolher o melhor modelo de certificado digital para o contador obter facilidade nessas novas aplicações?

Independente da área de atuação, o certificado digital deve ser escolhido de acordo com as necessidades de aplicações do mesmo, sempre buscando analisar quais as necessidades e demandas diárias. Entenda melhor sobre os tipos de certificado digital que você pode obter para você e seu negócio e conte com nossa equipe para sanar suas dúvidas.

Continue lendo: