e-CPF: 3 passos simples para emitir o Certificado Digital

emitir e-cpf

Os Certificados Digitais da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) permitem que pessoas e empresas realizem diversas atividades, como assinar contratos, acessar a declaração pré-preenchida do imposto de renda e solicitar vínculo empregatício, em ambiente virtual.

A solução permite a uma pessoa física, por exemplo, assinar documentos referentes à compra ou à transferência de propriedade de um veículo com mais simplicidade, rapidez e menor nível de burocracia. Nesse contexto, é necessário emitir o e-CPF.

A versão digital do Cadastro de Pessoa Física (CPF) identifica cidadãos em ambientes virtuais e permite realizar essas e diversas outras atividades à distância com segurança, garantia de autenticidade e integridade e validade jurídica.

O processo de emissão dessa moderna solução pode ser muito simples, como comentamos neste artigo.

Certificado Digital: a união entre tecnologia e contabilidade

Por que emitir o e-CPF

Há situações que exigem que as pessoas esperem por atendimento em longas filas e percam um dia de serviço ou horas no trânsito apenas para resolver demandas simples. Emitir e usar o e-CPF é muito útil nesse contexto.

Afinal, sem sair de casa ou do escritório, pode-se assinar documentos relacionados ao financiamento de um carro, à emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital e ao seguro, no contexto do exemplo anterior, e realizar diversas outras atividades.

e-cpf

Muitos processos de entidades públicas e privadas já podem ser realizados pela internet, poupando tempo e dinheiro e favorecendo a qualidade de vida. Emitir o e-CPF viabiliza essa modernização.

Outro motivo pelo qual o Certificado Digital é útil é devido ao aumento no nível de segurança em transações, negociações e transmissões de informações online que proporciona, muito importante nesta era de transformação digital e do uso de dados.

O e-CPF usa a criptografia de dados para evitar alterações e interceptações de dados e, assim, confere autenticidade e integridade em ambientes digitais e protege contra fraudes.

Como emitir o e-CPF em 3 simples etapas

Se perder tempo ou um dia de trabalho com atividades burocráticas não soa bem, certamente lentidão na aquisição da solução não é desejável. Por isso, a Cards Inova desenvolveu um processo de emissão de e-CPFs prático, econômico e eficiente com apenas 3 simples etapas.

1. Compra

O primeiro passo para emitir o e-CPF é adquiri-lo junto a uma Autoridade Certificadora. Para isso, é preciso entrar em contato e solicitar o documento, cujo arquivo pode ser instalado em um dispositivo, como um computador ou cartão.

A Cards Inova é uma Autoridade Certificadora habilitada pela Receita Federal do Brasil e o processo de aquisição pode ser realizado online.

e-cpf

2. Identificação

A segunda etapa consiste na validação dos documentos e na coleta biométrica do solicitante. É preciso apresentar documentos originais, como:

• o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
• a cédula de identidade;
• o passaporte vigente;
• uma carteira de entidade de classe; e
• a Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE).

Para isso, seria preciso ir ao escritório da Autoridade Certificadora escolhida ou de um de seus parceiros. A Cards Inova tem mais de 120 pontos de atendimento pelo Brasil, mas oferece também o atendimento via delivery, proporcionando mais agilidade e praticidade aos clientes.

3. Utilização

Após a aquisição, a coleta biométrica e a validação de documentos, é emitido o e-CPF. Basta instalar o arquivo e realizar um rápido teste antes de começar a usar o Certificado Digital.

É importante citar que o e-CPF tem prazo de validade e, no fim do período, será preciso renovar o documento de identificação eletrônico.

Esse processo pode ser realizado uma vez online, por meio de videoconferência, desde que o Certificado Digital não tenha expirado. A Cards Inova entra em contato quando a data de expiração se aproxima.

A empresa também oferece o serviço de revogação, que pode ser necessário, por exemplo, no caso de emissão imprópria ou defeituosa, de necessidade de alteração de informações no e-CPF ou por solicitação do titular.

Emitir o e-CPF pode ser, portanto, muito simples, e ainda mais ágil e prático para clientes da Cards Inova. Afinal, a empresa tem mais de 120 pontos de atendimento no Brasil, atende via delivery e permite renovar o Certificado Digital à distância. Assim, com muita rapidez, economia e praticidade, seus clientes podem conquistar objetivos sem precisar sair de casa ou do seu local de trabalho.

Você tem dúvidas a respeito do processo de emissão do e-CPF ou gostaria de comprar o Certificado Digital com a Cards Inova? Converse com a nossa equipe

Gostou? Compartilhe esse conteúdo:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

índice